Código de erros TEF no painel de administração.

image1-2-750x500

Quais são os principais códigos e mensagens de erros nas maquininhas?

Vamos avaliar alguns deles conforme sua natureza:

1. Erros técnicos

Não se deve preocupar muito quando os problemas são de natureza técnica. Eles são comuns nas transações com cartão.

Nesse caso, podemos citar os seguintes códigos e mensagens:

1.1 código 06 – Erro genérico

Significa que a máquina ou a rede de dados apresenta algum problema ou, ainda, a administradora não conseguiu contatar o emissor.

O varejista pode oferecer outra máquina ou pedir ao cliente que tente novamente.

1.2 Código 08 – Timeout no emissor/bandeira

O emissor, a operadora do cartão ou a operadora da máquina de cartão está indisponível. O cliente pode tentar de novo.

1.3 Código 14 – Cartão inválido

É outro exemplo de erros nas maquininhas. Acontece quando a loja ou a máquina de cartão recusa uma bandeira. A solução é o cliente usar um cartão de outra bandeira ou pagar com outro método.

1.4 Código 15 – Instituição não cadastrada

A instituição emissora do cartão não está cadastrada na operadora da máquina. A solução é usar outro cartão ou método de pagamento.

1.5 Outros códigos e mensagens

Outros erros nas maquininhas de natureza técnica envolvem:

  •         Código 19 – Repita a transação;
  •         Código 21 – Não foi possível cancelar ou confirmar a transação;
  •         Código 26 – Operação com ID duplicada;
  •         Código 40 – Serviço indisponível;
  •         Código 91 – Banco fora do ar;
  •         Código 96 – Tente novamente;
  •         Código AA – Tempo excedido;
  •         Código GA – Transação referida.

 

2. Erros de utilização

Nesses casos, há alguma falha humana na transação. Podemos citar os seguintes códigos e mensagens:

2.1 Código 03 – Não foi encontrada transação – Venda não autorizada

Isso acontece quando a quantidade de parcelas ultrapassa a quantidade permitida pelo cartão ou quando há digitação errada do código de segurança ou do número do cartão.

2.2 Código 11 – Venda com parcelado tipo 2 não autorizada

A loja não cadastrou opções de parcelamento na máquina de cartão. A solução é oferecer formas alternativas de pagamento.

2.3 Outros códigos e mensagens

Podemos citar também os erros:

  •         Código 12 – Transação inválida;
  •         Código 25 – Registro não encontrado;
  •         Código AC – Use função débito.

3. Erros por questões de segurança

Em situações assim, é melhor que o cliente tenha sua documentação pessoal em mãos e, se for preciso, opte por outra forma de pagamento:

3.1 Código 01 – Transação referida (emissor)

Pode acontecer, por exemplo, quando o cliente realiza uma compra em valor muito acima daquele que habitualmente faz. O cliente deve procurar o banco emissor do cartão para verificar a informação.

3.2 Código 05 – Transação não autorizada

A transação não foi autorizada pelo emissor. O titular do cartão deverá contatar o banco para saber o motivo. Não é um dos erros nas maquininhas muito comum.

3.3 Outros códigos e mensagens

Vale citar também os erros:

  •         Código 13 – Valor de transação inválido;
  •         Código 38 – Excedido tentativas de senha;
  •         Código 41 – Cartão extraviado;
  •         Código 43 – Cartão roubado;
  •         Código 54 – Cartão vencido;
  •         Código 55 – Senha incorreta;
  •         Código 57 – Serviço inválido para este cliente ou Transação negada;
  •         Código 61 – Excedido limite de saque ou compra;
  •         Código 78 – Cartão não desbloqueado pelo portador.

4. Erro 51

O código 51 (mensagem: Transação negada ou venda não autorizada. Contate o emissor do seu cartão) acontece quando o emissor do cartão não autoriza a transação. Os motivos podem ser:

  •         Limite excedido;
  •         Transação suspeita;
  •         Cartão vencido;
  •         Pagamentos atrasados.

Como se percebe, há diversos códigos e mensagens para erros nas maquininhas durante uma transação. Fique atento a eles!

E já que estamos falando de erros, aproveite para conferir os 4 erros mais comuns nos pagamentos com cartão e como evitá-los!

plugins premium WordPress

Esta precisando de sistema? deixa seu contato!

Digite o Nome da sua empresa!
Digite seu nome!
`Pode ser WhatsApp!