Código de erros TEF no painel de administração.
Quais são os principais códigos e mensagens de erros nas maquininhas?
Vamos avaliar alguns deles conforme sua natureza:
1. Erros técnicos
Não se deve preocupar muito quando os problemas são de natureza técnica. Eles são comuns nas transações com cartão.
Nesse caso, podemos citar os seguintes códigos e mensagens:
1.1 código 06 – Erro genérico
Significa que a máquina ou a rede de dados apresenta algum problema ou, ainda, a administradora não conseguiu contatar o emissor.
O varejista pode oferecer outra máquina ou pedir ao cliente que tente novamente.
1.2 Código 08 – Timeout no emissor/bandeira
O emissor, a operadora do cartão ou a operadora da máquina de cartão está indisponível. O cliente pode tentar de novo.
1.3 Código 14 – Cartão inválido
É outro exemplo de erros nas maquininhas. Acontece quando a loja ou a máquina de cartão recusa uma bandeira. A solução é o cliente usar um cartão de outra bandeira ou pagar com outro método.
1.4 Código 15 – Instituição não cadastrada
A instituição emissora do cartão não está cadastrada na operadora da máquina. A solução é usar outro cartão ou método de pagamento.
1.5 Outros códigos e mensagens
Outros erros nas maquininhas de natureza técnica envolvem:
- Código 19 – Repita a transação;
- Código 21 – Não foi possível cancelar ou confirmar a transação;
- Código 26 – Operação com ID duplicada;
- Código 40 – Serviço indisponível;
- Código 91 – Banco fora do ar;
- Código 96 – Tente novamente;
- Código AA – Tempo excedido;
- Código GA – Transação referida.
2. Erros de utilização
Nesses casos, há alguma falha humana na transação. Podemos citar os seguintes códigos e mensagens:
2.1 Código 03 – Não foi encontrada transação – Venda não autorizada
Isso acontece quando a quantidade de parcelas ultrapassa a quantidade permitida pelo cartão ou quando há digitação errada do código de segurança ou do número do cartão.
2.2 Código 11 – Venda com parcelado tipo 2 não autorizada
A loja não cadastrou opções de parcelamento na máquina de cartão. A solução é oferecer formas alternativas de pagamento.
2.3 Outros códigos e mensagens
Podemos citar também os erros:
- Código 12 – Transação inválida;
- Código 25 – Registro não encontrado;
- Código AC – Use função débito.
3. Erros por questões de segurança
Em situações assim, é melhor que o cliente tenha sua documentação pessoal em mãos e, se for preciso, opte por outra forma de pagamento:
3.1 Código 01 – Transação referida (emissor)
Pode acontecer, por exemplo, quando o cliente realiza uma compra em valor muito acima daquele que habitualmente faz. O cliente deve procurar o banco emissor do cartão para verificar a informação.
3.2 Código 05 – Transação não autorizada
A transação não foi autorizada pelo emissor. O titular do cartão deverá contatar o banco para saber o motivo. Não é um dos erros nas maquininhas muito comum.
3.3 Outros códigos e mensagens
Vale citar também os erros:
- Código 13 – Valor de transação inválido;
- Código 38 – Excedido tentativas de senha;
- Código 41 – Cartão extraviado;
- Código 43 – Cartão roubado;
- Código 54 – Cartão vencido;
- Código 55 – Senha incorreta;
- Código 57 – Serviço inválido para este cliente ou Transação negada;
- Código 61 – Excedido limite de saque ou compra;
- Código 78 – Cartão não desbloqueado pelo portador.
4. Erro 51
O código 51 (mensagem: Transação negada ou venda não autorizada. Contate o emissor do seu cartão) acontece quando o emissor do cartão não autoriza a transação. Os motivos podem ser:
- Limite excedido;
- Transação suspeita;
- Cartão vencido;
- Pagamentos atrasados.
Como se percebe, há diversos códigos e mensagens para erros nas maquininhas durante uma transação. Fique atento a eles!
E já que estamos falando de erros, aproveite para conferir os 4 erros mais comuns nos pagamentos com cartão e como evitá-los!